4 de mai. de 2013

Livro Água para elefantes

Acabo de ler hoje pela madrugada Água para elefantes e ainda estou espantada com o quanto a história é envolvente. Eu já havia assistido o filme (que é baseado no livro), afinal, meu querido e amado ídolo, Robert Pattinson, faz o papel do personagem principal, Jacob Jankowski. E mesmo assim me espanto... Obviamente no livro os fatos estão muito mais detalhados e conta um pouco mais da vida do personagem durante a velhice, é possível sentir, admito, pena por tudo o que ele passa naquela fase de idade e rir com seu jeito meio (ou talvez muito) rabugento. Ainda não achei um termo correto ao qual eu possa dizer meu sentimento sobre este livro (pois estou quase sem palavras), mas já posso adiantar que sim, é maravilhoso. Livro e filme, ambos incríveis. É maravilhoso participar do dia-a-dia do personagem, envolta dos animais, e como não adorar mais ainda a amável e enorme Rose, que de 'burra como uma porta' não tem nada. Também é possível se maravilhar com o carinho que Jacob tem pelos animais e com as apresentações de Marlena, o modo como os cavalos tem uma ligação com ela. Se apegar com os outros personagens amigos de Jacob. E óbvio, se irritar mais ainda com August e Tio Al.

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Curiosidades

Não sei se conhecem mais a um site ( muitointeressante.com.br ) ao qual vc pode fazer uma pergunta e eles respondem. Há algumas bem interessante, e aqui vão elas, para saber a resposta só é clicar na pergunta e vc irá direto para a página com a resposta:

Os que estão com a isto "•" vermelho foi as que mais achei interessante..

 Por que as pessoas mostram o dedo do meio para ofender?
• Porque mulheres vão ao banheiro em dupla ou mais?
Por que bocejamos? (principalmente após ver alguém bocejando)?
Qual é o lugar mais romântico do mundo?
Por que o anel de casamento é colocado no dedo anelar da mão esquerda?
Como surgiram os sobrenomes?
Se a gente dorme mal durante a semana, é possível recuperar totalmente dormindo até tarde no domingo?
 Por que as letras do teclado estão nessa ordem "q,w,e,r,t,y,u...."?